Site em Manutenção

A bela e perfumada lavanda-francesa - L. dentata

Como cultivar a lavanda-francesa - L. dentata
Detalhe da inflorescência da lavanda-francesa (L.dentata)

"Hoje vou falar um pouquinho da lavanda-francesa, que além de trazer perfume e beleza para nossas casas e jardins ainda é uma planta muito rústica, ou seja de fácil cultivo, e atrai beija-flores para o jardim!"  


Beija-flor verde e branco na lavanda dentata
Beija-flor-verde-e-branco na Lavandula dentata

A lavanda é tolerante às secas, friagem e pouco exigente em relação à fertilidade do solo, vai bem em sol pleno inclusive para garantir uma bela floração. Sua reprodução se dá facilmente por estaquia principalmente com tempo chuvoso, a umidade do ar fica elevada e é mais fácil dela "pegar". Com tantos atributos a lavanda tem presença constante nos mais belos jardins.


lavanda-francesa (L. dentata)
lavanda-francesa (L. dentata)

A lavanda deve ser regada sempre que o solo estiver seco e deve-se evitar podá-las pois uma poda mal feita deforma a planta. O aconselhável é apenas cortar o pendão com as flores secas. No início da primavera faço uma adubação com esterco bovino, cerca de 200 ml e 2 colheres de sopa (15 ml) de NPK 04-14-08 ao redor da base. Mas cuidado com as adubações, deixe para fazê-las quando seu exemplar estiver bem desenvolvido. Se o solo do cultivo for rico em matéria orgânica nem precisa adubá-lo.

As lavandas e os beija-flores...

As lavandas são belas, rústicas, perfumadas e atraem beija-flores para jardim, principalmente no inverno quando há escassez de flores e as lavandas estão floridas!

Beija-flor-verde-e-branco na lavanda-francesa
Beija-flor-verde-e-branco na lavanda-francesa

Um detalhe importante sobre a atratividade da lavanda é que dependendo da espécie de beija-flor ela pode ser irresistível e para outras espécies ela serve apenas como um "estepe" no inverno. Durante minhas observações ao longo do ano notei que esse beija-flor de bico mais curto simplesmente "ama" as lavandas e às visita diariamente. Já o beija-flor-tesoura só às visitam no inverno, resumindo, na época certa e dependendo da espécie de beija-flor suas lavandas certamente os atrairão!

Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!